Livro: Planejamento: Como Prática Educativa (Danilo Gandin)
Idealizado por: Ana Lucia, Everton, Maura, Mayara Helena,
Ruth, Yasmin
“A experiência não vem de se ter vivido
muito, mas de se ter refletido intensamente sobre o que se fez e sobre as coisas
que aconteceram.” (Danilo Goldin)
É notório o fato de o planejamento ser uma
necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Cada vez mais, a
atitude de planejar ganha importância e torna-se mais necessária principalmente
nas sociedades complexas do ponto de vista organizacional. Hoje em dia, fala-se
muito do ato de planejar e de sua importância. Mas, afinal, o que é
planejamento? Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as
condições existentes, e traçar estratégias de ação para superar as dificuldades
e alcançar os objetivos desejados. Portanto, o Planejamento é um processo
mental que envolve análise, reflexão e previsão. Nesse sentido, planejar é uma
atividade tipicamente humana e está presente na vida de todos os indivíduos,
nos mais variados momentos.
O DIAGNÓSTICO
A PESQUISA
o A pesquisa é avaliativa:
tem a função de conseguir
os dados com
os quais se possa fazer
uma descrição da realidade .
o Os seguintes passos não
poderão faltar numa pesquisa :
a) definição da pesquisa ;
b) elaboração de instrumento (s);
c) aplicação do(s) instrumento (s)
– coleta de dados ;
d) tabulação de dados ; e) leitura dos dados
– DESCRIÇÃO DA REALIDADE .
O JUÍZO
o É importante que o juízo sobre a realidade seja
executado pelos que
participam da instituição .
o Trata-se basicamente de responder
às seguintes questões
já anteriormente
formuladas: a) a que distância estamos do tipo
de ser , de organização ,
de metodologia e ação
que nos
propusemos no marco operativo ? b) Que
características tem essa distância ? c) Que
fatores influem para
aumentar essa distância ?
d) Com que
conta a instituição
para diminuir essa distância ? e) Quais
são as causas
dos problemas existentes?
PROGRAMAÇÃO
·
Programação é a proposta de ação para aproximar
a realidade existente à realidade
desejada.
·
Deve haver
muita clareza .
Para isso ,
deve haver um
bom marco
referencial e um bom
diagnóstico .
·
A programação
tem duas dimensões : a dos objetivos e a das políticas .
PASSAGEM DO PLANO GLOBAL DE MÉDIO PRAZO AOS OUTROS PLANOS
·
É mais
importante o processo
de planejamento do que
os planos . Os planos
consolidam o processo de planejamento
e dão aos que dele participam a oportunidade do esclarecimento e da precisão .
·
Plano global de médio prazo – vigência de três
a seis anos
de duração .
PROJETOS E ROTINAS
·
Projeto é uma ação desencadeada dentro de um período de tempo determinado , geralmente
para criar algo que não existia antes .
·
Rotina é um conjunto de ações
que se repetem continuamente, cuja duração é indefinida dentro
da instituição .
PLANOS E PROCESSOS DE PLANEJAMENTO
·
A elaboração
de planos é muito
importante num processo
de planejamento . Planos
são escritos
para tornar mais eficiente
e mais eficaz
nossa ação e,
sobretudo , para dar consistência a um processo de planejamento , alcançando, como
resultado adicional ,
ser processo educativo .
PRINCIPAIS CUIDADOS NA ELABORAÇÃO DE PLANOS
·
Para a coordenação de planejamentos , é essencial
uma pequena equipe .
Essa pequena equipe
– não de planejadores, mas de coordenadores – terá como
funções :
o Conhecer a teoria de planejamento ;
o Ter claro
um modelo de plano e um modelo de metodologia
de planejamento ;
o Ser capaz
de: explicar estes
modelos ; não
tomar posições
que inibam os participantes; sentir o momento de propor cada etapa ou cada atividade
do processo ;
o Redigir , em última forma , sempre
respeitando o pensamento do grupo .
A BUSCA DO MOMENTO OPORTUNO
·
Será oportuno que a equipe diretiva
da instituição constitua uma equipe que deixe bem clara a proposta de implantar um processo cooperativo de planejamento .
·
Três variáveis devem ser observadas no que
se refere às características do grupo principal da instituição (no caso
de escola , o corpo
docente e o corpo
administrativo ):
a) motivação para a mudança ;
b) capacitação para o planejamento , incluindo conhecimento
dos esquemas mais
amplos da metodologia
de implantação de um
processo e, sobretudo , domínio dos pontos
básicos do modelo
de plano adotado;
c) competência profissional .
·
Nunca se parte do zero . A história ,
“a filosofia ”, mesmo
implícita , e as características
atuais da ação
do grupo são ,
sempre , o ponto
de partida .
MODELO DE PLANO E DE RELACIONAMENTO ENTRE PLANOS
·
O importante
é que cada
instituição vá firmando seu modelo de planejamento .
·
Há a possibilidade de a equipe coordenadora de planejamento
ir organizando o seu
próprio modelo .
·
Ideal a ser perseguido: ter
clareza cada
vez maior
a respeito de cada
plano em
particular e da relação
que eles
devem guardar entre
si .
EXEMPLO DE PLANO
A DIRETIVIDADE DA COORDENAÇÃO
·
Entre as linhas orientadoras
do planejamento , a participação ocupa destacado
papel : é um meio para a eficiência e para a eficácia e é um
fim a ser
buscado na organização das instituições e da sociedade
em geral .
DISTINÇÃO IMPORTANTE: MARCO REFERENCIAL E PROGRAMAÇÃO
·
O planejamento
é o conjunto de técnicas
para dar aos grupos e às instituições :
o A) a visão global da realidade e da ação do grupo ,
inserindo-a num todo mais amplo ,
buscando fins reais
e significativos ;
o B) a adequada firmeza , clareza e precisão
nas ações concretas do dia-a-dia .
Referência
GANDIN, Danilo. Planejamento
como prática educativa. 16° Ed. São Paulo: Loyola, 2007. pags. 31-90.
Nenhum comentário
Postar um comentário